sábado, 14 de julho de 2012

Impacto das fraldas descartáveis

Quando você pensa numa fralda de pano, qual a primeira imagem?

Aquelas brancas, dobradas em forma de triângulo, presas com um alfinete de segurança (joaninhas), que vazam por todos os lados?
Bom, posso dizer que as fraldas de pano também evoluíram, e muito! Aliás a praticidade das descartáveis às de pano tem sido uma tarefa até bem atual. Hoje um grupo crescente de pessoas procura soluções alternativas às fraldas descartáveis e o movimento é mais acentuado nos EUA e Europa.

Fatos e realidade: 
  • Uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida; 
  • Fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões; 
  • Conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis; 
  • Em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis); 
  • Um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
  •  No processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também caso o lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) seja queimado.
Fraldas de pano com o mesmo formato das descartáveis, é possível?

São mais volumosas por serem de pano, mas são laváveis na máquina, resistentes á altas temperaturas e podem ser usadas muitas e muitas vezes. Atendem duas ou 3 crianças na mesma família tranquilamente.

Quantas fraldas uma criança usa?
 
Estudos alegam que para produzirmos 5000 a 6000 fraldas descartáveis (quantidade que uma criança usa nos seus primeiros 24 meses de vida) , 5 árvores são necessárias e estas fraldas se não forem queimadas, persistem 450 anos nos lixões da vida. Se forem queimadas, liberam a dioxina, uma substância cancerígena. Fiz algumas contas básicas que me assustaram bastante. Sou mãe de duas meninas e jamais pensei em fazer estas contas anteriormente, até me interessar pelas fraldas de pano. Para mim fraldas descartáveis não eram uma questão sobre a qual pensar.

Até os 3 meses90 dias7 fraldas/dia630 fraldas P
Dos 3 aos 6 meses90 dias6 fraldas/dia540 fraldas M
dos 6 aos 24 meses900 dias5 fraldas/dia4500 fraldas G
Total de fraldas até os 2 anos5670 fraldas

Quantas fraldas de pano eu preciso para começar?

Nós recomendamos 15-20 fraldas de cada tamanho. Nossa! Tudo isso? Sim, pois você usará em média de 8-10 fraldas /dia e precisa de um certo intervalo para fazer a manutenção (lavagem/secagem) delas, e nesse intervalo, ou você tem fraldas para continuar usando ou usa as descartáveis enquanto as de pano secam. Se você tem a benção de morar num local ensolarado, quentinho e as fraldas podem secar durante a noite, maravilha, podes optar por menos fraldas de cada tamanho. Claro que uma secadora (até mesmo do tipo enxuta) fazem milagres quando as fraldas não secam em dias chuvosos, frios e úmidos.

3 comentários: