terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Processo de compostagem passo a passo.

1º passo - Escolher a localização do compostor
- Directamente no solo;
- Se possível debaixo de uma árvore de folha caduca;
- Lugar com luz, mas fora do alcance da luz solar directa;
- Próximo de uma fonte de água.

2º passo - Iniciar a compostagem
Colocar no compostor uma pequena quantidade de solo fértil ou pequenos ramos (a primeira camada deverá ser arejada).
Juntar os resíduos orgânicos, alternados entre camadas N e C.

Materiais N
Materiais com maior teor de azoto. Restos produzidos na cozinha, por exemplo, cascas e restos de frutas e legumes, folhas e sacos de chá. Folhas verdes, restos de relva cortada, flores, ervas daninhas sem sementes, restos de vegetais crus, borras de café, incluindo filtros. Cascas de ovos esmagadas e pão devem ser colocados em pequenas quantidades porque são materiais de decomposição lenta. São, na sua maioria, de cor verde e húmidos.

Materiais C
Materiais com maior teor de carbono, como aparas de relva e erva secas, e folhas secas. Resíduos resultantes de cortes de podas, agulhas de pinheiros, palha, papel e serradura. São em geral de cor castanha e secos.

Não juntar
Carne, peixe, ossos, produtos lácteos, produtos gordos, ervas daninhas com sementes, excrementos de animais, cascas de frutos secos, resíduos de plantas ou de corte de relva que foram tratados com produtos químicos, plantas com doenças ou infestadas com insectos e cinzas de carvão.

3º passo - Monitorização e manutenção

Temperatura
A temperatura do composto deverá manter-se entre 45 e 70ºC. A temperatura deverá aumentar até aos 70ºC e começar a diminuir até ao valor inicial.
Deverá ser medida semanalmente, com um termómetro digital inserido a cerca de 30 cm da superfície, durante 10 minutos.

Humidade
Deverá ser medida com uma sonda de humidade, semanalmente a 15-30 cm de profundidade. O valor de humidade deverá rondar os 50%. No caso de não ser possível utilizar uma sonda de humidade, deverá retirar-se um pouco dos materiais e apertá-los na mão. Se escorrerem apenas umas gotas de água, a humidade é a adequada.

pH
Deverá ser medido semanalmente com um medidor de pH. Pode ter valores entre 3 e 11, mas o ideal serão valores entre 5,5 e 8.
- A pilha deve ser remexida semanalmente, com a forqueta de arejamento.

4º passo - Utilização do composto
O composto estará pronto em 3 a 4 meses, quando apresentar as seguintes características: aspecto homogéneo, textura semelhante a terra, cor castanha e cheiro a floresta.
Depois de pronto, o composto deve repousar entre 2 a 4 semanas antes de ser aplicado. O composto é geralmente aplicado uma vez por ano, na Primavera ou no Outono. Deve ser espalhado por cima da terra ou colocado numa camada com 2 ou 3 cm, misturado com aquela, mas nunca deve ser enterrado.

Um comentário:

  1. Gostei, mas gostaria que me enviassem mais informação à respeito, precisso para a minha defesa de TCCL em Engenharia Anbiental, se possivel envie por Email. mario3805@hotmail.com

    ResponderExcluir