terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Projeto Coleta Seletiva

A questão ambiental, no Brasil e no mundo, tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios, em vista da crescente degradação ambiental existente atualmente e pelo fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida dos povos.
Nesse contexto, surge a questão dos resíduos sólidos (lixo) como uma das mais sérias ameaças ao planeta. Nossa população cresce em níveis geométricos e, juntamente com ela, cresce a produção do lixo. Estimando-se que cada ser humano produz em média 0,5kg a 1,5kg (em função do poder aquisitivo de cada indivíduo) de lixo diariamente e multiplicando pelo total da população do mundo (cerca de 6 bilhões), teremos a espantosa cifra de 3,0 a 4,5 bilhões de quilos de lixo produzidos diariamente.
A maior parte desses resíduos é lançada céu aberto (vazadouros), o que representa um enorme desperdício de matéria-prima e de energia, resultando numa grave degradação ambiental. Essa degradação ambiental ainda é agravada pela falta de planejamento ambiental.
Tal questão, embora conflitante, precisa ser tratada com a seriedade que o caso merece, pois todos nós somos responsáveis pela preservação do meio ambiente.
Não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção reutilizando, sempre que possível os materiais recicláveis. Mas ainda hoje, grande parte reutilizável do lixo é desperdiçada por um descuido com a coleta seletiva de materiais diferentes. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desviam dos aterros sanitários os resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados. Jogar o lixo no seu devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza a população de sua responsabilidade social.
Vamos descobrir o luxo do lixo.
Saiba que o lixo produz riquezas.
Que permite receber renda e que serve para a inclusão social de pessoas.
Pois é, estamos propondo o engajamento de todos: servidores, Juízes, Desembargadores, Jurisdicionados e terceirizados, num projeto que vai nos mostrar tudo o que se pode fazer, ganhar e aprender com o nosso lixo do dia a dia.
Vamos fazer coleta seletiva!
A coleta seletiva é muito simples: vamos separar nosso lixo seco e reciclável (papel, embalagens longa vida, latinhas e metais, plástico e vidro) do lixo úmido (restos de alimentação e papel de banheiros). Todo esse lixo pode ser vendido para cooperativas de catadores e o dinheiro arrecadado servirá para ajudar entidades carentes.
O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais.
Misturar os materiais recicláveis com o lixo prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma separada, possibilita-se um maior aproveitamento.
Esse é só o começo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se da separação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis.
A reciclagem é uma saída para amenizar a quantidade de lixo produzida por cada pessoa. Ela consiste na separação (seleção) e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e inorgânicos (vidros, papel, plástico, metal, etc.). A seleção e a recuperação do lixo urbano no mundo, principalmente em países desenvolvidos já é prática rotineira e generalizada.

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA O MEIO AMBIENTE:

• reduz a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário com conseqüente aumento da sua vida útil;
• reduz a exploração de recursos naturais;
• incentiva a participação da comunidade na solução de problemas;
• reduz os impactos ambientais durante a produção de novas matérias primas;
• reduz o consumo de energia elétrica;
• reduz a poluição ambiental;
• amplia o desenvolvimento econômico pela geração de novos empregos e renda na operacionalização dos materiais recicláveis e na expansão dos negócios relativos à reciclagem.
As vantagens de separar o lixo:
* A reciclagem de uma única lata de refrigerante, representa uma economia de energia equivalente a três horas com a televisão ligada;
* O reaproveitamento de lata rende US$ 30 milhões por ano;
* Uma lata pode resistir cem anos à ação do tempo;
* Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia do que fabrica a mesma quantidade;
* Uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores do corte, consome 71% menos energia elétrica e representa uma poluição 74% menos do que na mesma quantidade;
* Uma tonelada de alumínio usado reciclado representa cinco de minério extraído poupado;
* Para cada garrafa de vidro reciclada é economizado energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de 100 Watts durante quatro horas;
* A reciclagem de 10.853 toneladas de vidro preserva 12 mil toneladas de areia;
* A reciclagem de 18.679 toneladas de papel, preserva 637 mil árvores;
* No Brasil, cada habitante descarta 25 quilos de plástico por ano, cinco vezes menos que os americanos, um dos maiores consumidores do mundo;
* A reciclagem de 6.405 toneladas de metal, preserva 987 toneladas de carvão.

CURIOSIDADES

  • Cada pessoa consome 2 árvores por ano em papéis (para escrever, guardanapos, embrulhos, etc) ;
  • Cada pessoa gera 10 vezes seu próprio peso em refugos domésticos por ano;
  • No Brasil são produzidas 250.000 toneladas de lixo diariamente;
  • Cada pessoa descarta 45 kg de plástico por ano;
  • Somente 1% da água doce do planeta pode ser usada para consumo humano;
  • O vidro jogado no solo nunca mais se decompõe;
  • O plástico leva 450 anos para se decompor;
  • O Brasil recicla 78% de alumínio, e na natureza levaria de 200 a 500 anos para se decompor;
  • A garrafa PET pode ser transformada em fibras para roupas e vassouras.
PARA ONDE TUDO ISSO VAI

Lixões: 88%, depositado diretamente no solo, podendo contaminar nossas águas;
Aterros Sanitários: 10%, método adequado de destinação, que protege o meio ambiente;
Reciclagem: 2%
Nós podemos mudar esses números, evitando jogar lixo no meio ambiente e praticando Regras dos 3 Rs.
Reduzir: gerar menos lixo evitando desperdício Ex: utilizar a frente e o verso do papel para escrever.
Reutilizar: usar o lixo antes de descartá-lo, para a mesma função ou utilizá-lo de outras formas. Ex: usar garrafas de plástico para fazer vasos, guardar grãos.
Reciclar: aproveitar produtos jogados no lixo para a fabricação de novos objetos. Separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado). Ex: O plástico usado em bolsas e soro, pode dar origem a canos de PVC.

“RECICLAR É QUANDO O LIXO DEIXA DE SER TRANSTORNO E TRANSFORMA EM RETORNO”

Objetivo:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta como um todo, oferecendo um eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental. A proposta de se trabalhar a coleta seletiva procura contribuir para que os servidores sejam capazes de :
Intervir na realidade que os cerca;
Observar e analisar fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
Compreender a realidade buscando soluções para questões sociais, possibilitando a tomada de posição frente a problemas fundamentais e urgentes da vida social;
Modificar atitudes e práticas pessoais por meio da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas no trabalho, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade;
Multiplicar as informações para comunidades, família e seu entorno;
Conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo.
Refletir sobre o lixo, um problema social, para promover mudanças de atitudes nos cuidados com o meio ambiente.
Contemplar e valorizar a natureza;
Potencializar o trabalho já realizado, como a reciclagem de papel, complementando e reforçando as ações de sensibilização, através de programas de divulgação e educação ambiental sobre reciclagem;
Promover a redução de custos com a utilização correta de recursos naturais.
O projeto produzirá ganhos para a comunidade. Dentre esses:
  • Pedagógicos: A coleta seletiva de lixo pode ser um eficiente instrumento pedagógico multi e interdisciplinar para a obtenção de novas posturas e mentalidades do ser humano com o planeta.
  • Econômicos: A implantação do projeto implicará em economia de recursos naturais, que deixarão de ser explorados; de energia que deixará de ser usada ou terá sua quantidade reduzida; para toda a comunidade, que passará a ter no lixo uma importante fonte de recurso suplementar.
  • Ambientais: Com o projeto, milhares de toneladas de lixo deixarão de ir para os atuais vazadouros, aumentando sua vida útil, e evitando a formação de lixeiras clandestinas em terrenos baldios, valões etc., contribuindo de forma geral para melhor qualidade da vida urbana.
  • Multiplicação: É importante, ainda, considerar como um ganho do projeto para a comunidade a multiplicação de ações de coleta seletiva de lixo em cada setor do tribunal (capital e Interior) e, por extensão nas casas dos servidores e em outros locais .
COLETA SELETIVA

O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais.
Misturar os materiais recicláveis com o lixo prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma separada, possibilita-se um maior aproveitamento.
Esse é só o começo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se da separação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis.

O que separar
Alguns produtos e embalagens recicláveis já possuem o símbolo de reciclagem para facilitar na hora de saber o que vai ou não para a coleta seletiva:
  • PAPEL
  • VIDRO
  • METAL
  • PLÁSTICO
  • ORGÂNICO
  • REJEITO

CORES:

  • Azul - Papel;
  • Verde - Vidro;
  • Amarelo - Metal (alumínio e metais ferrosos);
  • Vermelho – plástico;
  • Marrom – Orgânico (restos de alimentos ou podas de árvores que podem ser transformados em adubo);
  • Cinza – Rejeito (material sujo e/ou que não serve para a reciclagem).
Como separar
Para a separação do material, basta ter dois tipos de recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos, e outro recipiente para o reciclável ou seco.
Lixo seco: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos) latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.
Lixo úmido: cascas de frutas e legumes (lixo compostável), restos de comida, papel de banheiro, sujeira de vassoura e de cinzeiro.
Não recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas.
As pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo doméstico, pois contém metais pesados e, quando molhadas, contaminam o meio ambiente.
Vale ressaltar que os resultados mais relevantes de um processo de coleta seletiva são os combates ao desperdício e a preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário