segunda-feira, 20 de agosto de 2012

5 dicas práticas de como ter uma vida mais “verde”


Pegada de carbono é a marca que nós deixamos no planeta, seja por nossas atitudes ou pelo nosso consumo, ou seja, tudo o que fazemos tem algum impacto. Porém, existem maneiras práticas e baratas de torná-lo cada vez menor.
A primeira opção é ter uma bicicleta. Esse meio de transporte é correto em todos os aspectos, desde o cuidado com o meio ambiente, já que não polui, até o benefício que ele pode trazer a saúde de seus usuários.
Uma questão que aos poucos vira realidade em muitas grandes cidades e já se comprovou acessível e eficiente é a proposta de morar próximo ao local de trabalho. Essa solução evita tanto o desgaste físico e emocional do trabalhador, que reflete em seu desempenho profissional, quanto no meio ambiente, pois reduz drasticamente os congestionamentos e emissões de gases de efeito estufa a partir dos meios de transporte.
Reduzir o consumo de carne vermelha também é um jeito efetivo de minimizar a quantidade de gases de efeito estufa que nós emitidos como consequência da nossa alimentação. Isso não quer dizer que todos precisam se tornar vegetarianos, mas a carne vermelha pode ser substituída por outros alimentos durante a semana e consumida livremente aos finais de semana. Assim como o ciclismo, esse controle alimentar também pode beneficiar muito a saúde e ainda contribuir para o controle de doenças como a obesidade e o colesterol alto.
Ainda em relação à alimentação uma boa opção é o consumo de produtos locais e sazonais. Além de isso garantir que os alimentos chegarão ao consumidor final mais rapidamente e fresquinhos, a prática incentiva o desenvolvimento do comércio local, gerando renda e emprego na própria comunidade.
O consumo consciente é um dos pontos mais importantes para que a redução da pegada de carbono seja alcançada e é também um dos mais difíceis de serem colocados em prática. O ideal seria que as pessoas comprassem somente aquilo de que realmente precisam, para evitar desperdícios e o consumo exacerbado. A dificuldade está no fato de que o capitalismo é praticado em quase todo o mundo, com a filosofia totalmente inversa a essa.
Ter práticas de vida mais sustentáveis não significam necessariamente grandes mudanças ou gastos. Pelo contrário, muitas ideias para reduzir as emissões pessoais de gases de efeito estufa acabam gerando economia e estão acessíveis a qualquer pessoa.
Imagem: fatbmx.com
FONTE: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário