sábado, 24 de julho de 2010


CIGRES

Consórcio Intermunicipal de Gestao de Resíduos Sólidos.

Ele foi criado como uma alternativa para atender a região e seus municípios, no que diz respeito a resíduos sólidos urbanos, viabilizando a implantação de novos programas e tecnologias que possam apoiar o desenvolvimento auto-sustentável voltado para uma proteção do meio ambiente e uma busca pela qualidade de vida da população.

Tem como missão receber os resíduos sólidos (domésticos), gerado pelos municípios consorciados, fazer uma correta separação (triagem) deste material, tratá-lo de forma correta e acondicioná-lo adequadamente, atendendo todas as normas e técnicas exigidas para a execução destes serviços. Criar uma alternativa “economicamente viável e ambientalmente correta”. Trazendo economia para as administrações municipais e qualidade de vida para a população, valorizando o Ser Humano e o Meio Ambiente.

Teve sua constituição no dia 14 de Setembro de 2001, e com apoio do Ministério do Meio Ambiente, através do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), o qual repassou recursos financeiros para constituição do mesmo, e também contrapartida dos municípios. Teve inicio da aplicação do recurso no ano de 2005, iniciando sua operação em 12 de março de 2007.


Atualmente, o consórcio é formado por 30 municípios:

Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Caiçara, Cerro Grande, Coronel Bicaco, Cristal
do Sul, Derrubadas, Dois Irmãos das Missoes, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Miraguaí, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal,
Pinheirinho do Vale, Redentora, Rodeio Bonito, Sagrada Familia, São José das Missoes, São Pedro das Missões, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente portela, Vicente Dutra, Vista
Alegre e Vista Gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário